História

A Fazenda do Sobrado pertenceu à Anna Joaquina Gonçalves da Silva (Don’Anna), irmã de um dos Lideres da Revolução Farroupilha Bento Gonçalves da Silva.


Segundo historiadores, na época da Revolução Farroupilha Don’Anna, como era chamada Anna Joaquina, reunia todas as mulheres na sua Estância, onde também eram realizadas algumas das reuniões do alto comando para deliberação sobre os rumos da Guerra dos Farrapos na região do litoral sul.

A Fazenda do Sobrado foi utilizada como quartel general por Bento Gonçalves e seus comandados, além de ter prestado auxílio e abrigo a Giuseppe Garibaldi, que ali se resguardava da Armada Imperial.

Desde o final do século XVIII, a Estância era conhecida dos navegantes da Lagoa, pois o Sobrado servia de farol com um lampião que Anna Joaquina conservava todas as noites em uma janela bem do alto, pois de Pelotas a Porto Alegre não existia nenhuma construção daquele porte á margem da Laguna dos Patos.

Atualmente o Sobrado pertence à família Serpa, desde o ano de 1965, com uma extensão de 300 hectares com cultivo agrícola e atividade pecuária; contemplando um agradável espaço de turismo rural. Possui opções de hospedagem rural, com atividades campeiras, passeio a cavalo, trilhas e gastronomia típica gaúcha.

A Fazenda do Sobrado possui um resgate cultural através da arquitetura e da Epopéia Farroupilha.